Postagens populares

terça-feira, 8 de março de 2016

Dia da mulher, feminismo e nenhum mimimi!


Representando a parte feminina do blog, eu não poderia deixar passar em branco esta data tão importante para nós, apesar de considerar que o dia das mulheres seja todos os dias! <3

No dia 8 de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher devido a um episódio histórico. Nesse mesmo dia em 1911 as funcionárias de uma fábrica da Triangle Shirtwaist Company em Nova York, nos Estados Unidos, entraram em greve reivindicando melhores condições de trabalho. Elas pediam uma jornada de trabalho menor (de 16 para 10 horas diárias), que seus salários fossem iguais aos dos homens e melhor tratamento no ambiente de trabalho.


Ainda que não exista consenso sobre o que de fato ocorreu, sabe-se que no dia 25 de março houve um incêndio na fábrica, do qual nem todos os operários escaparam. A maioria dos 600 trabalhadores conseguiu sair da fábrica, mas 146, sendo 125 mulheres, morreram.
Mas só em 1977, quando a ONU declarou o 8 de março como o Dia Internacional da Mulher, para homenagear as lutas feministas por igualdade, justiça e respeito.

Aliás, aproveitando a oportunidade, gostaria de falar um pouco sobre o feminismo, tema tão recorrente nos últimos tempos. Mas vocês homens, que já iam fechar a página, fiquem, por favor!

Gostaria de falar um pouco da minha visão sobre o feminismo e gostaria que vocês falassem a de vocês também, se quiserem.

Primeiramente, sou contra essa guerra de sexos que algumas pessoas pregam. Mulheres contra homens e vice-versa. Principalmente por achar que essas visões distorcidas, com argumentos equivocados, podem acabar prejudicando todo esse movimento importante, que é o feminismo.

Vamos às definições. 

Diferente do “machismo”, que prega a superioridade de um gênero (o masculino, no caso), o “feminismo” é um movimento político, filosófico e social que defende a igualdade de direitos entre mulheres e homens.

A Cynthia Semínaris, criou em seu blog o “Teste para saber se você é feminista”. Você pode conferir aqui.

Então, se você concorda que uma mulher deve receber o mesmo salário que um homem para realizar o mesmo trabalho, que elas devem ter direito a votarem e serem votadas, que devem receber a mesma educação escolar que os homens, entre outros direitos, seja bem-vindo(a) ao clube feminista.

Sim, isso é ser feminista, e muitos homens podem ser também.

Algumas pessoas, inclusive mulheres, têm a visão distorcida de que o feminismo quer obrigar as mulheres a “não se depilar”, “não se maquiar”, “não se casar”, e por aí vai. 

E isto está completamente errado!

Como já disse o nosso amigo Felipe, no post anterior: “Você é MULHER e por natureza é livre e completa, e viva!”

O feminismo apenas questiona que as mulheres devem ser livres e escolher o que desejam fazer com o próprio corpo e vida, sem serem pressionadas a determinadas escolhas.

Este é um tema muito amplo e nós poderíamos ficar conversando aqui durante horas, mas espero que eu tenha conseguido transmitir um pouco da minha visão à vocês, sendo o que considero mais importante, é que esta luta a favor dos direitos das mulheres continue, pois está longe ainda do que deveria ser, onde a violência só aumenta a cada dia e a sociedade responsabiliza a mulher por ter saído a noite, viajado sozinha ou por ter usado aquele tipo de roupa, que com certeza “estava pedindo para ser abusada”.


Feliz dia da mulher e um brinde a nós, mulheres!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário: